O ciúme é muito discutido e muito falado e com certeza de uma forma ou de outra presente na vida de todos nós.
O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem.
Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos. Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem, pois este pára de cuidar da própria vida, tão preocupado que fica com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a auto-estima.
Mas hoje nosso foco será no ciúmes relacionado ao amor! Quem nunca sentiu um ciuminho que atire a primeira pedra! Pra mim é mesmo um misto de dor de cotovelo, com inveja e um forte sentimento de perda. E haja auto-estima! Uma vez eu joguei um copo de whiskey na cara de um cara que eu saía (gente eu não era nem namorada... hahahaha...), foi uma cena super "novelesca"... eu era muito nova, muito louca, e achava que o amava, quando na verdade era minha auto-estima que tinha se esvaído ralo abaixo! Ele era o maior "tranca" e eu a maior "trouxa"! Isso foi lá no interior, lá nos anos 80, eu tinha 18 anos... foi meu primeiro... e saía com outras 6... Gente olha só que bosta!!!! Mas os anos se passaram e eu jamais faria uma cena dessas de novo, mas também jamais ficaria com um homem como aquele!
Que bom que mudei!!!!
Agora tem um ciúmes que é bonitinho, quando a pessoa te mostra que precisa de você e que te ama. Quando você ama e transa com mais intensidade pois não quer perder esse amor! Quando mesmo com medo, você torce muito pra tudo dar certo pra ele ou ela. Quando sua insegurança te faz ser imaginativo e esquenta e revive o amor. Esse é o ciúme "do bem". Te puxa pra cima e faz você ser mais criativa e imaginativa, faz você querer ser uma pessoa melhor! (Vi esta frase no filme "Melhor Impossível", Jack diz: "Você me faz querer ser um homem melhor"... uau!)
Então vamos combinar, este é o único ciúmes que vamos sentir, ok? Aquele que te destroi, faz você se perder de si mesma, aflora o seu pior, te torna insegura e fraca não é pra gente não! Este tipo tira toda admiração que você pode despertar... e cá entre nós, depertar admiração... é o máximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário